Povo Cigano

POVO CIGANO, UMA BREVE DISSERTAÇÂO SOBRE ESTE SURPREENDENTE POVO

Tudo que dissermos sobre os ciganos é baseado em conjecturas pois não se tem como fazer uma reconstituição histórica por falta de dados suficientes para garantir sua autenticidade.Sendo que os ciganos não possuem até hoje uma linguagem escrita fica impossível saber qual a verdadeira origem deste povo.Baseamos então em suposições e similaridades.

Supõe-se que eles tiveram seu berço na civilização da índia antiga,dois ou 3 milênios antes de Cristo.
Foi feito pelos estudiosos uma comparação do Sânscrito (que é o idioma da Índia –um dos mais antigos idiomas do mundo) e do idioma falado pelos ciganos e assim encontraram muitas palavras com o mesmo significado.
Outras observações foram feitas com relação ao tipo físico e cor de pele que tem semelhança entre os ciganos que são de tez morena e também os hindus, e assim como a forma de se vestirem , o gosto pelas roupas coloridas vistosas, além das crenças religiosas que fala sobre reencarnação e na existência de Deus Pai e Absoluto.
Para ambos os povos a religiosidade é de grande importância,conhecem e dão grande ênfase ao respeito às leis divinas , e a lei do karma .
Interessante também observar que os hindus veneram uma deusa de nome Kali,considerada mãe universal e que esta tem a tez negra , e os ciganos também possuem uma santa de tez negra conhecida por Santa Sara Kali, acreditando-se aí ter sido feito um paralelismo com a deusa hindu.
Outro ponto que nos chama a atenção é o gosto pela dança e pela música , e as vestes coloridas que tantos os ciganos usam com os hindus.
Bem contudo tudo que temos foi dito no início que são suposições e nada foi provado.

Num passado este povo buscou terras novas onde pudessem viver com liberdade., foi daí que se tornaram um povo nômade.Não se fixando na verdade em nenhum lugar.Contudo era importante para eles manter seus costumes , crenças e tradição vivas.Não se apegaram em lugar algum , sempre se mudando de um lugar para o outro.Foi assim que criaram as tendas ,suas moradias de tecido resistentes acampanhando-se onde desejavam e era possível.
Sendo nômades não possuem uma pátria ,são universais.Possuem um profundo sentido de união, viajam e vivem em grupos, em família.Possuidores de um grande companheirismo e profundo sentimento de solidariedade.Dentro do grupo em que vivem seguem regras e normas,para que possam conviver de uma forma harmoniosa.Sua cultura e tradição foram perpetuadas até os dias de hoje, mesmo sendo perseguidos , e difamados mantiveram suas regras e respeitam-na , e é isto que faz com que o grupo sobreviva, assim como sua cultura e tradição.
O idioma falado pelos ciganos é o ROMANÊ OU ROMANEZ ,que é uma linguagem própria e exclusiva.Sendo uma língua ágrafa não possui uma escrita e é passado oralmente de uma geração para a outra.E uma linguagem que não tem representação gráfica definida e não existe um dicionário da língua dos ciganos.Portanto tanto o idioma a sua cultura e tradição é transmitido oralmente.

O povo cigano se espalhou por todas as regiões do planeta,por longo período de existência muitos grupos se extinguiram naturalmente ou por força de guerras e lutas nos paises onde estiveram acampados , contudo novos grupos surgiram e estão entre eles os mais importantes como os Grupos Kalon, que são da Espanha e Portugal, o grupo Moldovano que originou da Rússia, os Hoharanó da Turquia, os grupos Kalderash e Matchuiya que são da Romênia da antiga Iugoslávia.
Os primeiros grupos ciganos chegaram ao Brasil em meados do século XVII e vieram de Portugal.
A família para os ciganos representa a unidade que se juntando a outras, forma um clã, que para ser respeitado como um todo deve ser respeitado suas unidades constituintes.

O comando da família é exercido pelo homem, que é o responsável pela família,pois ele é o líder e compete a ele a segurança e o sustento da família.O homem exerce as tarefas mais pesadas, e é ele quem resolve as situações mais difíceis.È respeitado pela mulher e os filhos, que são a ele inteiramente subordinados.Cabe ao homem resolver as pendências , o casamento dos filhos, e é quem decide o destino das viagens que devam fazer e para onde ir, alem de todos os assuntos que diz respeito ao clã .Geralmente os ciganos não vivem no concubinato , são casados ,unidos pelos laços matrimoniais.Já a esposa cigana está sempre pronta a servir o marido, a ela compete cuidar da casa dos filhos, educar e zelar pelos filhos além de cuidar dos sogros como se fossem seus pais. Ambos ,marido e mulher respeitam o lar como se fosse um ambiente sagrado .Evitam desavenças diante dos outros e tampouco diante dos filhos.
A mulher cigana significa o lado terno e espiritual dos lares ciganos, embora esteja em posição inferior ao homem é tratada com muito respeito por ser ela aquela que possui a maternidade.As meninas aprendem com a mãe a realizar as tarefas do lar, e ajuda a cuidar dos irmãos menores.Além de desempenhar tarefas de casa aprendem a dançar , a ler as cartas, e a ler as mãos , a executarem rituais e cerimônias , os preceitos religioso.
No momento de se casar é escolhido um marido para ela e feito um acordo entre eles e um dote deve se dado.Geralmente a moça cigana se casa jovem e devem ser virgens; caso aconteça uma experiência antes do casamento para eles constitui uma grande desgraça.
As vestimentas das ciganas são coloridas e longas mas sempre resguardando do corpo , nenhum decote ousado , saias rodadas, lenços na cabeça, xales, tudo muito colorido. As vestimentas representam um dos aspectos mais importantes dentro da cultura cigana. São atraentes e sedutoras.Possuidoras de grandes intuições usam seus dons de adivinhação,através das cartas e lendo as linhas das mãos e desta maneira ganham algum dinheiro .
Os homens ciganos no passado executavam profissões simples como ferreiros ,artesões, pequenos comerciantes , cavaleiros e também eram adestradores e comerciantes de cavalos .

Atualmente os ciganos trabalham dentro das artes como músicos, dançarinos, compositores ,artistas de teatro e cinema , dentro também do mundo dos circos, e nas bandas musicais.
A pessoa idosa para os ciganos merece a maior estima e é muito respeitado pois ele detém o conhecimento a sabedoria , a experiência de vida , portanto os seus conselhos são ouvidos pelos jovens e pelos adultos. São considerados os mais sábios.

As crianças ciganas vivem em total liberdade e contato com a natureza mas acompanham seus pais em todas as ocasiões de festividades e cerimônias assim como estão sempre boa parte do tempo com os mais velhos.São muito amadas e respeitadas,
Quando os ciganos se estabelecem por um longo período em um lugar as crianças freqüentam a escola por um curto tempo, o suficiente para aprender o básico como a língua do país, as operações matemáticas mais simples.
Quando um cigano ou uma cigana infringem as leis ,ele é julgado no Tribunal de Justiça Cigano ou o CRIS ROMANI, este tribunal é formados pelos ciganos idosos homens somente ou pelos mais velhos dos grupos.O CRIS ROMANI é totalmente falado em Romanê ,e não exime o réu ou a ré da justiça do país local caso o delito seja mais sério ou se enquadre nas leis universais, ou particulares do país onde estes estejam acampados.

A dança cigana é uma das mais vivas e exuberantes formas de expressão , é uma dança alegre e contagiante de muita vivacidade e acompanhada pela musica de seus instrumentos,assim como pelo bater de palmas e castanholas , além das batidas secas do pé no chão .Espantam qualquer negatividade.Dizem que os ciganos dançam com alma, ou seja com o sentimento.Não existe uma regra e nem uma coreografia propriamente dita.
Nas festas as ciganas usam suas melhores roupas além de suas jóias; Ao executarem os movimentos da dança se torna muito belo e cheio de graça.Este tipo de dança se assemelha muito com a dança árabe e hindu.Sempre usando muito as mãos e os braços e balançando-se da cintura pra cima.E é dançada pelo prazer nunca por obrigatoriedade.Com alegria nos olhos e sorriso nos lábios.
Se olharmos de uma forma mágica diríamos que a “Vida Cigana” é uma dança permanente!

 

OS MISTÉRIOS DO BARALHO CIGANO


A origem das cartas do Baralho Cigano permanece na obscuridade e se perde nos tempos.
Muito se tem dito sobre como surgiu o primeiro Baralho Cigano, mas fico com a versão de alguns pesquisadores que afirmam que as primeiras cartas ciganas surgiram nas mãos de Madame Lenormand, senhora da corte européia no século VIII, nascida em Alençon na França no ano de 1772.
Madame Lennormand foi muito conhecida pelas suas predições aos homens da corte, entre eles Napoleão Bonnapart, ao qual ela previu sua ascensão e queda.
Tinha contato constante com ciganos europeus, aprendendo com eles a arte de ler as Cartas Ciganas. Posteriormente, fez uma adaptação do "exótico" baralho usado por ciganos para a nossa realidade não cigana, representada por figuras do nosso cotidiano e introduzindo nestas cartas as figuras do
baralho de naipes.
Assim estas cartas passaram a ser utilizadas não somente pelos que não eram ciganos, mas também pelas mulheres ciganas. Atualmente existem diversos tipos de Baralhos Ciganos no mercado, assim como um vasto material sobre cartas que poderão ser muito úteis àqueles que se interessarem e que desejam se
aprofundar no assunto.
Felizmente podemos acessar informações que permaneceram anteriormente obscuras devido a tabus, preconceitos e mesmo perseguições. E o ato de oracular é uma destas informações.
Sendo as cartas um instrumento sagrado, deve ser respeitado e requer cuidados especiais ao utilizá-lo como instrumento de trabalho.
É interessante salientar que nos símbolos das cartas do Baralho Cigano está inserida a energia dos Orixás onde encontramos Yemanjá na carta 3 - O Navio; Oxôssi na carta 5, A Árvore; Iansã na carta 6 - As Nuvens; Oxumaré na carta 7- A Cobra; Nana na carta 9- O Ramalhete; Obaluayé na carta 10 - A foice;
Êre na carta 13, A Criança; Ossayan, na carta 20- As Ervas; Xangô na carta 21 - O Morro; Ogum na carta 22 - Os caminhos, Oxum na carta 30 - Os Lírios e Oxalá na carta 31 - O Sol.
Desta forma é possível conhecermos Os Orixás (que são energias vibratórias
da natureza) que o consulente está sob a proteção.
Felizmente muitas pessoas já conhecem e fazem uso do Baralho Cigano para ter informações e orientação sobre seu lado profissional, espiritual e afetivo.
Através dele teremos uma visão ampla do que está se passando na vida do consulente.
O momento atual, o que levou a esta situação e acontecimentos vindouros; mas lembrando sempre que cada um de nós tem o livre arbítrio e que com atitudes corretas no presente poderemos plantar um futuro melhor.
Para àqueles que desejam aprender esta arte de "oracular" se faz necessário conhecer bem os significados das cartas e suas possíveis combinações. Ao ler as cartas estamos utilizando a percepção sensorial e extra-sensorial. Portanto nos requer desenvolvê-la cada vez mais através de exercícios de
meditação e outros que nos serão muito úteis no momento da leitura.
Lidar com estas cartas é algo muito sério, pois estamos lidando com energia,magia, alquimia, mente, pessoas e suas futuras escolhas. Praticar bastante e ter antes de tudo amor pelo que se propõe a fazer são posturas fundamentais para quem deseja trabalhar com as cartas.
Devemos sempre agradecer e valorizar este ensinamento que nos feito deixado pelo Povo Cigano, que abrindo as portas do "conhecimento" de seu povo e de sua "magia", nos permitiu também fazer uso deste magnífico oráculo que são as Cartas Ciganas. É muito importante observar atenciosamente as combinações
entre as cartas para obter a interpretação correta.

 

SANTA SARA KALI A PADROEIRA DOS CIGANOS

O dia de Santa Sara, padroeira dos ciganos, é comemorado em 24 de maio em todo Brasil e na Europa (especialmente na cidade de Saintes Maries de La Mer, no Sul da França). Nesta data, é realizada a grande festa em louvor a Santa Sara. No dia 25 também são homenageadas outras duas santas muito queridas pelos ciganos: Salomé e Jacobina.
Sara está ligada a história das tradições cristãs da idade média e nunca foi canonizada pela igreja católica, restringindo-se a uma santa de culto local.
Não se sabe realmente a razão exata que levou o povo cigano a eleger Santa Sara como sua padroeira, mas é ela que é a mais venerada e é a ela que levam os seus pedidos e súplicas.
Há duas lendas que envolvem Sara. Uma delas conta que ela fazia parte dos grupos de cristãos que fugiram da perseguição de Roma e atravessaram os mares em uma embarcação saindo da Palestina. Sara era uma serva, de pele cor de azeitona, que acompanhava os cristãos desta embarcação, onde estavam Maria mãe de Jesus, Maria Salomé, Jacobina, Salomé, Tiago, João, Lázaro entre outros. Dizem que esta embarcação se aportou numa ilha pequena há alguns quilômetros a leste do Pétit-Rhône, onde hoje é a pequena cidade Saintes Maries de La Mer, na região da Provença. Santa Sara foi a primeira a ser convertida ao cristianismo ao ter morrido a serviço de suas companheiras de viagem.
Já uma outra versão afirma que Sara já habitava a Camargue quando os cristãos lá chegaram, e que ela ofereceu ajuda a eles.
Os ciganos vêm de toda a Europa e Oriente para esta grande festa do dia 24 de maio. Muitos chegam de carros-reboque, outros em suas carroças bem coloridas, outros de automóveis luxuosos ou em suas caminhonetes. A pequena cidade do litoral da França se torna movimentada e alegre com a chegada dos visitantes. Neste dia os ciganos se encontram e matam as saudades de seus amigos e parentes, comemorando com muita música, dança, comidas e bebidas esta linda festa que se inicia no dia 23 de maio e que segue noite adentro até a madrugada do dia 24.
Há então uma procissão às 15 horas do dia 24, onde a imagem da santa é colocada em um andor e sai da cripta onde se encontra. Neste local ficam todos os pedidos e é ali que são feitas as orações. Da cripta ela é carregada por oito ciganos até as areias da praia. Uma grande multidão segue a procissão, inclusive os padres católicos, que acompanham a santa entoando os seus cânticos religiosos que se misturam com a música dos ciganos e o bater de palmas dos seguidores de Sara.Os cavaleiros da Ordem de São Jorge a protegem dos fanáticos e vândalos. No momento em que chegam à praia e entram com Sara nas águas do mar se faz total silêncio. Levada ao alto, Sara parece viva a contemplar o mar e a sentir o vento em sua face!

 

Os ciganos estão divididos mundialmente em três grandes grupos:
os sinti,os rom e os calons,e seus dialetos,são bem diferentes.Os sinti se estabeleceram na Alemanha,os calons,Portugal e Espanha,Os rom são o maior grupo e são os que mais preservam as suas tradições.Dentro dele existem vários subgrupos.divididos segundo a atividade em que eles se dedicam.
PRINCIPAIS GRUPOS ROM:
Kalderash, Matchuaias, Horahane, Lovarias,
Rudari. Fora esses existem muitos outros,como os Kalute,os Tchurara e os Mordovaia.

Os Ciganos contam em uma de suas lendas que no passado tinham um rei, que guiava sabiamente o povo numa cidade maravilhosa da Índia, chamada Sind. Ali o povo era muito feliz, até que hordas de muçulmanos expulsaram os Ciganos, destruindo sua cidade. Desde então foram obrigados a vagar de uma nação a outra...
Mas, como dissemos, trata-se de uma lenda.
As informações mais seguras sobre suas orígens foram obtidas através de estudos lingüísticos feitos a partir do século passado.
A comparação entre os vários dialetos que constituem a língua cigana, chamada romaní ou romanês, e algumas línguas indianas, como o sânscrito, o prácrito, o maharate e o punjabi, só para citar algumas, permitiu que se estabelecesse com certeza a origem indiana dos Ciganos.
Todavia a razão pela qual abandonaram as terras nativas da Índia permanece ainda envolvida em mistério.
Parece que eram originariamente sedentários e que devido ao surgimento de situações adversas, tiveram que viver como nômades.
Segundo outra lenda, narrada pelo poeta persa Firdausi no século V d.C., um rei persa mandou vir da Índia dez mil Luros, nome atribuído aos Ciganos, para entreter o seu povo com música.